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WhatsApp Business: o que é, como criar e instalar para loja online?

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo mais popular do mundo. Esta possui funcionalidades adicionais do que uma conta pessoal.

O objetivo é potencializar as vendas e atender melhor os clientes. Neste artigo, vamos entender como tirar pleno proveito destes recursos para a sua loja online.

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

O Brasil é um dos países com maior utilização do WhatsApp. Este hábito se tornou tão popular e comum que é praticamente impossível ficar um único dia sequer sem abrir o aplicativo.

A troca de mensagens gratuitas entrou no gosto cultural de todos nós, que antes precisávamos pagar caro para enviar textos via SMS.

Atualmente, muitas pessoas gostam de entrar em contato com empresas através do WhatsApp, deixando de lado a ligação telefônica ou e-mail. Por esta razão, o WhatsApp Business é mais recomendado para pessoas jurídicas de médio e pequeno porte.

Esta versão comercial funciona de maneira muito semelhante à tradicional na questão do layout. A diferença está em alguns recursos adicionais disponíveis, detalhados a seguir.

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Qual a diferença do WhatsApp Business para o WhatsApp?

Vamos comparar as principais mudanças entre as duas versões. Todas os novos recursos são encontrados ao clicar nos três pontinhos na parte superior direita do aplicativo.

Detalhes no perfil

O primeiro recurso é inserir detalhes a respeito do perfil comercial. No WhatsApp Business, você pode, além de ter o nome da sua empresa e a foto, exibir informações como localização geográfica, horário de funcionamento e links para outras redes sociais ou websites.

Estes dados ficam registrados no seu perfil e cada vez que um cliente clica no seu contato, ele ficará sabendo melhor sobre o que você faz e vende.

Catálogo de produtos

Esta é, sem dúvida nenhuma, a principal vantagem desta versão do WhatsApp, pelo menos para lojas virtuais. Mostrar os produtos disponíveis através de um catálogo e direcionar para um link específico é uma excelente maneira de converter em vendas.

Etiquetas

As etiquetas funcionam de forma semelhante às tags no e-mail marketing. Com elas, você pode atribuir uma determinada categoria para os seus clientes, como Novo Cliente, Novo Pedido, Pagamento Pendente, Pago, etc ou criar um nome personalizado.

Mensagens automáticas

As mensagens padronizas são bastante úteis para agilizar processos de comunicação e vendas, além de evitar a preocupação de talvez esquecer de atender alguém. Há 3 categorias de mensagens automáticas:

  • Saudações: toda vez que um novo número entra em contato contigo é possível programar uma mensagem automática de boas-vindas. Por exemplo,

“Bem-vindo a empresa X. Em que posso ajudar?

Essa mensagem é útil para deixar o cliente tranquilo que será atendido em breve.

  • Ausência: se alguém envia mensagens fora do horário comercial de atendimento que você estabeleceu no aplicativo, é possível informar isso ao cliente para que ele não crie expectativas quanto à rapidez do atendimento.
  • Rápidas: se você está constantemente respondendo as mesmas perguntas e dúvidas, é possível criar um atalho usando a barra deitada e um identificador (ex: /produto-1) e isso fará com que a mensagem completa seja inserida automaticamente na conversa.

Como criar e instalar o WhatsApp Business para loja online?

Segue abaixo os dois únicos passos necessários para instalar e configurar o aplicativo.

Baixe no Google Play ou App Store

O WhatsApp Business é totalmente gratuito. Basta você ir na loja de aplicativos do seu sistema operacional e baixá-lo.

Configurar seu número de telefone

É possível ter somente 1 tipo de conta WhatsApp para cada número de telefone e aparelho celular. Ou seja, isso significa que se você tem uma conta pessoal, ela será transformada em comercial.

Para melhor usabilidade, é recomendado separar seus números. Afinal, você não vai gostar de misturar as conversas com seu crush e seu cliente chato em um mesmo ambiente, não é?

É muita mudança de emoções em pouco tempo. É tão barato comprar um novo número de celular que não vale a pena fazer essa mínima economia. Números de telefone fixo também podem ser utilizados para o WhatsApp Business.

Quais as vantagens em ter o WhatsApp Business para loja virtual?

O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para negócios que querem melhorar as vendas e a divulgação de produtos e serviços. Veja abaixo algumas das vantagens que podem ser exploradas.

Atendimento rápido e eficaz

Oferecer um bom atendimento ao cliente é essencial para a fidelização do mesmo como um comprador contínuo e frequente dos seus serviços. Deixá-lo satisfeito deve ser a sua meta, visto que sempre existe a concorrência.

Estreitar relacionamento e converter mais

Com o WhatsApp Business, é possível estreitar o relacionamento com seus clientes. Através das etiquetas, você consegue saber o estágio da jornada de compra que seu lead se encontra.

Assim, você pode, sem exageros, enviar conteúdos sobre seus produtos, serviços, ofertas, conversar de maneira amigável, mostrando interesse nos desejos, dores e necessidades dele.

Melhor visualização das ofertas

Não existe uma disputa e rivalidade entre as redes sociais. Se fossemos discutir se o Instagram é melhor que Youtube e vice-versa, não chegaríamos a lugar nenhum, pois cada uma possui objetivos e funções específicas.

A forma mais convencional de enviar uma mensagem direta e individual para um cliente no Marketing Digital é através do e-mail. Contudo, as taxas de abertura deste canal são de 20%, no máximo. Isso significa que a maioria dos prospectos não visualizarão as mensagens enviadas.

Com o WhatsApp, a história é completamente diferente. É possível obter 90% de visualização. O único ponto negativo é que o trabalho deve ser feito manualmente, embora seja possível enviar mensagens em massas através de softwares específicos.

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Como a CartX pode ajudar nas vendas pelo WhatsApp Business?

Veja abaixo duas alternativas possíveis para converter mais vendas através do aplicativo WhatsApp Business com o auxílio do CartX.

Recuperando abandonos com o Speak

A CartX desenvolveu o Speak com o intuito de enviar respostas automáticas diretamente no WhatsApp do cliente para ele voltar e concluir a compra.

Muitos visitantes acabam saindo das lojas virtuais com o carrinho cheio ou no meio do checkout de pagamento. Isso significa que eles gostaram do produto, porém ocorreu uma distração ou dúvida no meio do caminho. Ele precisa apenas de um empurrãozinho.

A função do Speak é relembrá-los e incentivar a concluir o pedido. Através deste recurso totalmente GRATUITO, é possível converter até 15% a mais nas vendas sem nenhum esforço adicional necessário.

Promoções relâmpagos com ofertas exclusivas e especiais

Se você quiser dar um “boost” nas suas vendas em determinado dia, você pode criar cupons de ofertas de tempo limitado e espalhar para os seus contatos no WhatsApp Business. Com a CartX, isso é muito simples de fazer.

Esse desconto alinhado ao senso de urgência ativa um gatilho mental importante na mente do cliente e faz com que ele tome ação mais rapidamente.

Ofereça atendimento de chat online

O chat online é uma ferramenta importante no e-commerce. Ele possui a função de prestar atendimento rápido e eficiente. Há muitas opções disponíveis no mercado, e o WhatsApp Business é uma delas. Vale a pena incentivar o contato do seu prospecto através do celular para que você tenha a disposição o número de telefone dele.

Conclusão 

Obrigado por ler até o final. Tenho certeza que este post ajudou você a explorar as vantagens da versão comercial do aplicativo de conversas mais famoso do Brasil e do mundo, o WhatsApp Business.

Espero que tenha gostado das sugestões aqui apresentadas e incentivo a colocar em prática o mais rápido possível.

Continue aprendendo mais a respeito de lojas virtuais com o artigo passo-a-passo Loja Online: guia completo para montar a sua ainda hoje.

Abraço e muito sucesso,

Lucas Machado.

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