Está vendendo para o Brasil? Acesse o site Brasileiro.

Taxa de Conversão: como saber se a da minha loja online é boa?

Taxa de Conversão

Uma das métricas utilizadas para avaliar a performance e lucratividade de um negócio online é a taxa de conversão. Na verdade, este é um dos indicadores mais importantes. Neste post, vamos falar especificamente sobre ela e dissecar os aspectos fundamentais a fim de otimizá-la ao máximo. Preparado?

O que é taxa de conversão?

Geralmente, quando se fala em taxa, imagina-se um valor em porcentagem, normalmente relacionado a cobrança, como taxa de juros, frete, coleta, imposto, etc. Neste caso, é um pouco diferente. Antes, é preciso definir o significado de conversão.

Conversão, extrapolando o sentido religioso, é a execução bem-sucedida feita pelo usuário a uma tarefa ou ação desejada. Talvez ainda ficou um pouco confuso, e por isso vou explicar melhor.

No marketing digital, há muitas ações que queremos que a audiência faça. Inscrição em um canal, curtir ou comentar fotos, preencher um formulário, etc. Quando essas ações são realizadas, dizemos que houve uma conversão.

Portanto, taxa de conversão é a divisão entre o número de pessoas que foram incentivadas a tomar a ação pela quantidade de pessoas que de fato aceitaram esse convite.

Imagine que um site tem 100 visitas diárias e 1 delas se torna cliente. Ou seja, nesta situação, a taxa de conversão é de 1%.

Nós que estamos envolvidos com e-commerce não temos nada a oferecer aos visitantes da loja virtual além dos produtos. Assim, a conversão é unicamente atrelada à venda. Portanto, a partir deste momento, esse será o foco principal do artigo em relação a aumentar a taxa de conversão.

CLIQUE E FAÇA PARTE DO MELHOR GRUPO DE E-COMMERCE DO BRASIL

Por que e como calcular a taxa de conversão?

Embora o conceito já foi definido do tópico acima, vale a pena ressaltar e descrever a fórmula do cálculo da taxa de conversão, específica para o e-commerce

A taxa de conversão pode ser mensurada em diversas escalas de tempo: diária, semanal, mensal, anual ou em um período específico qualquer. Porém, para melhor aproveitamento, o mais recomendado é avaliar em escala diária.

Você talvez esteja se perguntando o porquê de conhecer essa métrica. Bem, saiba que ela é fundamental para avaliar a saúde financeira do seu negócio. Há muitas vantagens a serem pontuadas, porém neste artigo eu citei apenas três.

Crescer a receita sem aumentar a despesa

taxa de conversão ajuda crescer a receita

Qualquer negócio na Internet se baseia em dois pilares principais: tráfego e CONVERSÃO. Imagine que sua loja virtual receba 1000 visitas diárias e faz 10 vendas. Isso mostra claramente que a taxa de conversão é de 1%.

Agora, se você tem por objetivo fazer 20 vendas por dia, dois caminhos são possíveis. Ou você aumenta o tráfego para 2000 visitantes ou otimiza a taxa de conversão para que ela chegue a 2%.

Porém, para conseguir tráfego, é preciso investir tempo ou dinheiro. Já para melhorar a conversão, apenas pequenas alterações no seu site, principalmente nos títulos, descrições e fotos do produto são necessários. Este processo é bem mais rápido e muito menos custoso.

Identifica os gargalos e pontos de melhoria

pontos de melhoria na taxa de conversão

Você com certeza conhece o termo Jornada do Cliente, não conhece? Toda pessoa nova exposta ao seu e-commerce pela primeira vez percorre um determinado caminho. A linha de chegada é a compra. Porém, não é tão simples percorrer esse caminho, visto que ele é desconhecido.

Anteriormente, foi definido a taxa de conversão global, ou seja, de um site como um todo. Entretanto, a Jornada do Cliente é composta de várias etapas. Atrair atenção nos anúncios, cliques no link, visualização de produto, encher o carrinho de compra, iniciar o checkout de pagamento. Estas são as principais.

Portanto, a taxa de conversão de cada ação específica pode ser calculada e aprimorada. Ao conhecer esta métrica, você identificará os obstáculos que estão impedindo de realizar vendas.

Por exemplo, seus anúncios podem estar performando bem, porém muitas compras são abandonadas no checkout. Assim, você sabe onde deve melhorar para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Repensar as campanhas de marketing e tráfego

taxa de conversão ajuda na estratégia do tráfego

Com a taxa de conversão em mãos, é possível reduzir o custo com anúncios patrocinados, pois você enxergará nitidamente que certos produtos não estão dando o devido retorno financeiro. Desse modo, você pode reorganizar suas campanhas e direcionar tráfego para as ofertas e produtos que mais convertem, escalando seu negócio digital para outro nível.

Como saber se a minha taxa de conversão é boa?

Não existe uma regra específica delimitando uma faixa de valores aceitáveis para a taxa de conversão. Ela não deve ser a única métrica a ser analisada em um e-commerce e não pode jamais receber uma avaliação isolada das outras. O índice de satisfação deve incorrer junto a outros fatores.

Verifique as taxas de conversão do seu nicho

Em geral, o comércio eletrônico possui taxas de conversão variantes entre 1 a 3,6%, sendo a média de1,33%. Em outras palavras, pode-se dizer que 1% é o valor mínimo que toda loja virtual deveria ao menos ter.

Os nichos de mercado também diferem quanto a taxa de conversão. Por exemplo, quem vende notebooks possuirá uma taxa bem menor do que os e-commerce de roupas. Isso por razões muito óbvias.

Analise também outras métricas, principalmente o ROI

Me diga qual é o melhor cenário: taxa de conversão de 0,25% em um produto de R$ 2000 ou 1% em um produto de 200 reais? Avaliando assim, a primeira opção é mais vantajosa.

Porém, se eu disser que para o produto de R$ 2000 foi gasto 1900 reais com tráfego, enquanto o de 200 exigiu apenas R$ 50. Qual produto vai gerar uma receita maior?

É por este motivo que a taxa de conversão não pode ser vista isoladamente. Ela pode também enganar. O ponto principal é você estar atento também a outra métrica, o Retorno sobre Investimento (ROI). A fórmula dele é o seguinte:

O ROI é uma métrica que não considera o nicho de mercado. Ele apenas mostra se um negócio está sendo lucrativo ou não. Por exemplo, ROI de 50% significa que cada R$ 1 que é investido no seu negócio gera R$ 1,50 de lucro líquido para você.

Em outras palavras, se o ROI do seu empreendimento está positivo, provavelmente a taxa de conversão está ótima também.

Explore outras fontes de tráfego

Uma das formas para melhorar a taxa de conversão é verificar as fontes de tráfego do seu negócio. Por exemplo, alguém que chega ao seu site através de pesquisa no Google converte melhor do que um anúncio no Facebook, visto que existe já um interesse prévio do cliente.

Eu peço que você responda com sinceridade a pergunta a seguir: “Você já usou todas as fontes de tráfego existentes no seu negócio? Já investiu em Instagram, Youtube, Pinterest e influenciadores digitais?” Caso a sua resposta seja não, aconselho a pensar nisso pois poderá encontrar fontes que convertem melhor às atuais que você está utilizando.

Reflita sobre a sua satisfação do seu negócio online

Os tópicos anteriores abordaram muitas métricas, dados e números. Contudo, agora quero fazer você pensar sobre um fator mais subjetivo: a sua satisfação com a loja virtual.

Só você sabe quanto é a renda mensal no seu negócio. Se você está satisfeito com o faturamento e o dinheiro que recebe, então não há necessidade de se preocupar avidamente com a taxa de conversão. Se o empreendimento está lucrativo, sustentável, caminhando com as próprias pernas e o nível econômico da sua vida está agradável para você, então está tudo certo.

Como melhorar a taxa de conversão em cada etapa do funil?

como melhorar a taxa de conversão

Independentemente do local onde será aplicado estratégias para melhorar a taxa de conversão, um conceito importante é fundamental entender: os testes A/B.

Os testes A/B são um conceito avançado do marketing digital. Seria necessário um artigo inteiro específico sobre o assunto. Porém, de forma sucinta, vou explicar como isso funciona.

Qualquer teste a ser feito no seu e-commerce precisa levar em consideração as configurações atuais e apenas uma mudança na página de destino a ser testada. Pense em um produto que você deseje melhorar a taxa de conversão. São muitas variáveis que precisam ser analisadas. Contudo, é recomendado avaliar uma de cada vez.

Por exemplo, você muda apenas o título do produto. Com o teste A/B (várias ferramentas de automação permitem fazer isso, incluindo o Google Analytics), você desvia metade do tráfego do site para uma página com o título do produto diferente. Deixe rodando por um certo período de tempo (14 dias, 30 dias ou até 60 dias). Depois analise qual dos títulos teve uma maior conversão. Pronto! Se a segunda opção (modificada) resultou em mais vendas, você deve mudar o título do produto.

Após esse primeiro teste, você pode averiguar as imagens, as descrições e a cor do botão de compra também.

Os testes A/B são aplicáveis em várias etapas do funil de vendas de um e-commerce. Nos tópicos abaixo você verá onde é possível aplicá-los com intenção de otimizar a taxa de conversão.

Topo de funil – Anúncios

etapas do funil de vendas

Os anúncios são o primeiro contato da audiência com a sua marca. Nesta circunstância, a taxa de conversão pode ser aperfeiçoada realizando testes A/B em diferentes variáveis:

  • Segmentação de Público: será que as pessoas que estão recebendo os anúncios é o público mais qualificado a comprar? Será que eles possuem características da persona?
  • Horários e dias da semana: as pessoas possuem hábitos diferentes de consumo. A maioria delas trabalha em horário comercial. Assim, talvez anunciar as 10 da manhã seja menos rentável do que as 7 da noite. Como eu sei disso? Na verdade, eu não sei. É preciso testar.
  • Título e descrição: o título e das descrições dos anúncios também são importantes e devem ser testados para conseguir encontrar aqueles que possuem taxas de cliques (CTR) mais altas 
  • Imagens/vídeos: as imagens e vídeos são os fatores que mais contribuem para chamar a atenção do público. Constantemente faça testes para encontrar o padrão ideal.

Meio de Funil – Página dos produtos

taxa de conversão para meio de funil

O meio do funil de uma loja virtual são os produtos. Afinal, o cliente já entrou no seu site e agora o trabalho é converter em vendas. Os elementos mais importantes são:

  • Título do produto;
  • Imagem;
  • Descrição;
  • Botão de compra.

O processo de realização dos testes A/B nesta etapa já foi demonstrado no tópico acima.

Fundo de funil – Checkout

taxa de conversão para fundo de funil

O checkout é uma das principais etapas de uma loja virtual. Primeiramente, você precisa saber que muitos visitantes abandonam a compra no meio do checkout. Isso é muito comum de ocorrer. A sua função é reduzir esse número de abandonos com uma taxa de conversão melhor.

Os principais fatores que contribuem para a taxa de conversão do checkout são a falta de clareza nas especificações do frete, a quantidade de informações que precisam ser preenchidas e a abertura de novas abas para finalizar o pagamento.

Fique até o final do artigo que vou mostrar como a CartX ajuda você neste aspecto.

A conversão do fundo de funil envolve também a aplicação de estratégias como a recuperação de carrinhos e os anúncios de remarketing. 

Fatores globais que contribuem para a taxa de conversão

Acima foram destacados locais específicos onde podem ser feitos testes para melhorar a taxa de conversão. Agora, vou explorar alguns requisitos globais que envolvem o site inteiro. Estar adequado a eles é muito importante também.

  • Carregamento rápido: se uma loja online demora para ter as páginas carregadas, mais difícil fica para o usuário permanecer nela. Certifique-se que o tempo de carregamento esteja dentro de níveis aceitáveis, entre 2 e 3 segundos.
  • Mobile Friendly: os celulares são cada vez mais utilizados para navegar pela internet. Assim, a sua loja virtual precisa estar adequada para a resolução de tela de diversos aparelhos, tanto na vertical como na horizontal.
  • Usabilidade: esta palavra se relaciona com a facilidade de navegação. Um layout simples e clean, com tamanho de fontes adequadas e menus fáceis de encontrar são essenciais para o usuário entender e acessar o site com tranquilidade.
CRIE SUA LOJA ONLINE GRATUITAMENTE COM A CARTX

Como a CartX pode ajudar você com sua taxa de conversão

Caso você ainda não nos conheça, nós da CartX oferecemos soluções diferenciadas para e-commerce. Além da plataforma de hospedagem de lojas virtuais, desenvolvemos ferramentas úteis sem custo adicional para nossos clientes, que podem ser instaladas também no Shopify e WooCommerce.

Veja a seguir alguns dos benefícios que disponibilizamos.

Checkout transparente

O checkout transparente é um modelo de checkout totalmente personalizável para otimizar as vendas da sua loja virtual. Com ele, é muito mais simples para os clientes realizarem as compras, pois somente as informações essenciais são pedidas.

Gateway de pagamentos

Com a CartX Payments, o processamento de pagamentos é muito mais fácil e seguro. A taxa de conversão de quem utiliza esta ferramenta aumenta consideravelmente. A CartX possui diversos planos para liberação de saldo. Vale a pena você conferir!

Recuperação de carrinhos abandonados

Nós temos orgulho de dizer que desenvolvemos o Speak, o aplicativo de mensagens automáticas para recuperar carrinhos abandonados. Com ele, você programa lembretes de finalização de compra e os envia diretamente para o WhatsApp dos usuários.

Conclusão sobre taxa de conversão:

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Ele foi bem completo sobre a taxa de conversão.

Se você tem interesse em saber como usar o pixel do Facebook para auxiliar nas conversões da sua loja virtual, leia o artigo Como usar o pixel do Facebook para mensurar suas conversões

Qualquer dúvida, estou à sua disposição. É só entrar em contato comigo que irei te ajudar.

Abraço e muito sucesso,

Lucas Machado.

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim informativo da CartX para receber mais conteúdo premium.

Comentários

Leave a Comment

Outras notícias

O carrinho abandonado no e-commerce é reflexo de muitos problemas que podem estar associados à loja online. Por isso, ao detectar uma taxa de